Dia Internacional do Croissant

Dia Internacional do Croissant

O croissant, perfeito para acompanhar com geleias, chocolates e cremes, é também o companheiro ideal de queijos e produtos defumados; excelente para o café da manhã e o mais tentador para o lanche, é por isso que esta peça única de pastelaria tem seu próprio dia no calendário: 30 de janeiro. Revimos seus segredos com o padeiro Moncho López.

O croissant é uma peça de pastelaria sem muita pretensão, sem recheios, sem ingredientes exóticos, sem formas complexas, mas pode ser precisamente nessa aparente simplicidade onde está a chave do seu sucesso: "Por um lado é um bolo muito simple mas ao mesmo tempo muito complicado. Parece uma receita muito fácil de fazer, mas na realidade não é fácil conseguir uma massa folhada com o ponto certo de crocante em todas as camadas "- diz Moncho López, alma mater das padarias Levadura Madre (Massa-mãe).


O croissant é feito com muita manteiga, mas graças às suas camadas "não se torna pesado para digerir, é leve e por isso é adequado para consumir em qualquer idade e quase a qualquer momento", diz Moncho López. Não é enjoativo e combina bem com café e sumos de fruta: "Tem o equilíbrio perfeito entre doce e salgado" - diz-nos ele. Nós podemos consumi-lo com doces como geleias ou chocolates ou com salgados, como fiambres ou queijos.

Há também a experiência sensorial que envolve perceber "o crocante de cada uma de suas camadas". Eu diria que não comer um croissant com mordidas é um crime ". Graças a tudo isto é a peça de pastelaria mais procurada, sem dúvida, "sem croissants, o brunch, o café da manhã e até os lanches, não seria o mesmo". Pode ser tomado a qualquer hora do dia, pois combina com tudo.





 

Vídeos
Prova de coquetel ibero-americana com Diego Cabrera
Na edição de 2018 da Feira Internacional de Turismo, FITUR, em Madri; foi realizada uma degustação de coquetéis ibero-americanos, preparada por Diego Cabrera. A diversidade e a riqueza das bebidas típicas das diferentes ...