Malagueta Chilhuacle

Malagueta Chilhuacle

A Malagueta Chilhuacle, ou Chile Chilhuacle, ("chile viejo" em Nahuatl) é uma variedade de malagueta pertencente à família Capsicum annuum. É um tipo de malagueta ligado principalmente com a gastronomia de Oaxaca (México) e é o ingrediente estrela na elaboração de mole preto, amarelo e vermelho.


Existem três variedades de malaguetas chilhuacle: o chilhuacle preto, vermelho e o amarelo.

O Chilhuacle Preto é um pimentão que chama a atenção por causa de sua cor (marrom escuro) e seu sabor surpreendente: é um pimentão ligeiramente picante, cujo sabor lembra chocolate, tabaco e tem nuances esfumaçadas. Na cozinha está presente na preparação de mole preto, molhos, recheios, etc.

Por outro lado, o Chilhuacle Vermelho é um pimentão de cor vermelho escuro com tons pretos. Destaca-se por ser uma malagueta com um ligeiro toque picante. É um dos mais usados e com mais tradição na região, principalmente na produção de mole vermelha.

Finalmente, o Chilhuacle Amarelo, tem uma cor que varia de amarelo a laranja. É usado na preparação de mole amarela.

Entretanto, ainda que a malagueta chilhuacle seja um produto enraizado na cultura e tradição gastronômica de Oaxaca, nos últimos anos seu cultivo diminuiu significativamente devido aos seus altos custos de produção e que só é cultivado em territórios muito pequenos. Atualmente, chefs de referência mexicana como Ricardo Muñoz Zurita ou Enrique Olvera estão trabalhando para evitar seu desaparecimento.





 

Vídeos
Prova de coquetel ibero-americana com Diego Cabrera
Na edição de 2018 da Feira Internacional de Turismo, FITUR, em Madri; foi realizada uma degustação de coquetéis ibero-americanos, preparada por Diego Cabrera. A diversidade e a riqueza das bebidas típicas das diferentes ...