13 de dezembro de 2019
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com Portugal
  • Gastronomia.com USA
Siga-nos no  

5 de setembro de 2019
Avaliação  51 (1)
Madri abre seu primeiro supermercado cooperativo
FacebookTwitterGoogle PlusLinkedin
É o primeiro da região e um dos primeiros da Espanha, onde os clientes também são parceiros de uma empresa que busca oferecer uma alternativa "sustentável" do ponto de vista ambiental e econômico aos supermercados tradicionais.
 
"Há uma terrível especulação alimentar no Ocidente que levou a modelos insustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico", lamenta José Antonio Villarreal, um dos promotores do projeto.
 
José Antonio está convencido de que é possível favorecer o consumo "responsável", razão pela qual ele está comprometido com alimentos baseados em produtos ecológicos e de proximidade, onde a "confiança e participação são os principais valores".
 
Há quatro anos, ele criou com um amigo uma cooperativa no bairro de Malasaña, em Madri, composta por produtores e consumidores locais sob o nome de 2decológico.

Em outubro de 2016, a cooperativa deu o salto para uma loja maior localizada no mesmo bairro e acrescentou mais duas linhas de negócios à distribuição semanal de produtos: uma loja com produtos ecológicos de proximidade e treinamento em consumo responsável.
 
"O preço da terra no centro de Madri é muito caro e o tipo de alimento que defendemos (próximo, local e com menos impacto ambiental) tem uma produção mais baixa e é mais caro. Isso gera que apenas esse tipo de alimento pode ser acessado pessoas com um certo poder de compra ", diz ele.
 
Com a ideia de alcançar mais pessoas, José Antonio e seu parceiro começaram a pensar em criar um supermercado cooperativo no estilo daqueles que existem há anos em países como a França ou os Estados Unidos, onde apenas os parceiros, que são os únicos proprietários do negócio, podem comprar os produtos.




Para isso, entraram em contato com um desses supermercados localizados em Paris por meio do projeto Mares da União Europeia, que apóia a transformação urbana por meio de iniciativas de economia social e solidária.
 
"Acreditamos que Madri é o local ideal para esse supermercado", diz ele.
 
O projeto que se tornará o primeiro supermercado cooperativo de Madri é dirigido pelo 2decológico, mas conta com a colaboração de outros grupos de consumidores localizados em Lavapiés e Getafe. No total, há mais de 20 pessoas agrupadas em uma cooperativa chamada La Osa que aspira a encontrar um lugar em um mercado "dominado por grandes marcas" oferecendo "bons produtos a bons preços".
 
"Queremos dar visibilidade a um modelo de supermercado alternativo e convencional que seja ambiental e socialmente sustentável", diz José Antonio.
 
Atualmente, a cooperativa La Osa está trabalhando no modelo de negócios desse supermercado cooperativo que, além disso, pode ser o primeiro a abrir suas portas na Espanha, pois há muitas outras em projeção na Catalunha e em Saragoça, mas nenhuma delas começou a funcionar.
 
A cooperativa de La Osa procura um local no centro da capital de cerca de mil metros quadrados e espera contar com o apoio das autoridades de Madri, além do financiamento de investidores privados.

No momento, já recebeu e-mails de 800 pessoas interessadas em ser parceiras de um projeto anunciado em fóruns como o BioCultura, feira de produtos orgânicos e consumo responsável que ocorreu em novembro passado na Ifema (Madri).
 
O supermercado planeja abrir das sete da manhã às nove da noite e estocar produtos orgânicos e nacionais, além de uma parte do comércio justo que, em geral, em média pode ser entre 20 e 40% mais barata, graças a modelo cooperativo.
 
Além de pagar uma taxa, os membros deverão contribuir com parte de seu tempo (aproximadamente três horas por mês) para colaborar com a equipe do supermercado em algumas tarefas, como descarregar mercadorias, limpar ou cobrar pelos produtos.

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
19 de junho de 2019
(7)
FIBEGA MIAMI 2019